Opcões estratégicas de gerenciamento de crédito

Opcões estratégicas de gerenciamento de crédito

Qual é a melhor opção para o seu negócio?

O objetivo de toda estratégia de gerenciamento de credito é equilibrar vendas agressivas enquanto minimiza o risco de perdas. Todas as estratégias utilizam uma abordagem em duas frentes para alcançar este objetivo: informação e proteção.

 

AUTO-SEGURO

A utilização da provisão de perdas para compensar a inadimplência caso algum cliente se torna insolvente

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Custo mínimo para empresas que não tem perdas há anos

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Encargos e custos para uma área interna de gerenciamento de credito necessário para mitigar risco

Dependendo do apetite ao risco a analise pode resultar em limites excessivamente conservadores reduzindo receitas adicionais

Limita o capital de giro e impacta na alocação de capital no balanço

Dificilmente protege de grandes perdas inesperadas

Cria dependência de fonte de dados de terceiros muitas vezes incertas

 

FACTORING

Um contrato com uma empresa terceira que compra as faturas por um valor menor do que o valor de face

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 Acesso imediato ao recurso financeiro 

Opção para serviço externo de cobrança de faturas e outras atividades contáveis

Contratos de curto e médio prazos

Não exige garantias adicionais

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Dependendo da estrutura do contrato pode não proteger contra eventos de inadimplência

Perda do controle da relação com os clientes

Restrições de capacidade associada a disponibilidade de linha

Faixa de custo entre 1% e 4% sobre os recebíveis acrescido de juros sobre o adiantamento de pagamento que pode igualar a 30% de juros anuais

Não indeniza integralmente a fatura

 

CARTA DE CREDITO

Um banco garante que o pagamento pelo comprador será recebido no prazo e com o valor correto

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Segurança para o vendedor e o comprador

A capacidade financeira do comprador é substituída por garantia

Em virtude da garantia o vendedor pode obter empréstimo do banco no valor total dos recebíveis

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Cobre apenas uma única transação de um único comprador e pode dispender muito tempo

Caro em termos de custo absoluto e de uso de linha de credito

Limita o capital de giro para o comprador

Desvantagem competitiva quando os competidores vendem sem garantia

Processos de execução morosos e burocráticos

 

SEGURO DE CREDITO

Um seguro corporativo que protege o vendedor contra perdas por inadimplência no pagamento das vendas

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Capacita empresas para aumentar suas vendas sem preocupações com credito

Garante proteção contra atraso ou inadimplência

Melhora a eficiência do credito interno da empresa com respostas rápidas sobre limites de credito e monitoramento dos compradores.

Permite aos exportadores oferecer vendas seguras sem exigir garantias do comprador

Amplia as opções de financiamento e empréstimos da empresa baseados na proteção dos recebíveis

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Melhor custo benefício para empresas com faturamento acima de R$ 10 Milhões em vendas B2B

Não cobre vendas para Governo e pessoa física.