cambiais

Antecipações de cambiais com seguro de crédito

Para que as empresas brasileiras sejam competitivas no comercio internacional, e necessário oferecer produtos de qualidade a preços competitivos e oferecer prazo de pagamento ao importador, ou seja ter a capacidade de financiar o seu comprador. Dessa forma, todas as empresas que atuam no comercio exterior devem estar preparadas para saber como recorrer aos financiamentos ao comercio exterior que as tornem competitivas internacionalmente.

Entre os financiamentos mais utilizados destacamos o Adiantamento de Contrato de Cambio (ACC) na fase pré-embarque, que é o financiamento para fabricação e estocagem da mercadoria e ser exportada, e, na fase de pôs -embarque, o Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE), que financias a comercialização da mercadoria exportada.

O ACE é um conhecido mecanismo de financiamento à exportação pós embarque e que, em conjunto com o Seguro de Crédito, torna-se um instrumento eficaz para o financiamento das exportações com mitigação de risco de crédito, sendo um fator de estimulo à competitividade junto ao mercado externo. Para realizar um ACE, o exportador deve procurar um banco comercial autorizado a operar em câmbio. Tendo limite de credito com o banco, o exportador celebra com esse banco um contrato de câmbio no valor correspondente a exportações que deseja financiar ao comprador no exterior, coma concessão de prazo de pagamento.

Após o embarque dos bens, o exportador entrega os documentos da exportação e as cambiais da operação ao banco e celebra um contrato de câmbio para liquidação futura. Então o exportado pede ao banco o adiantamento do valor em reais correspondente ao contrato de cambio, assim realiza a antecipação de cambiais das vendas a prazo, antecipando a receita da sua exportação vendendo seu crédito para o banco.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *